Google+ ABS Gospel: Os Tipos de Amor

Ícones Sociais

rss feed facebook twitter google plus email

24 de dez de 2010

Os Tipos de Amor

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados."
I João cap. 4 vers. 7-10

 Nesse post, você irá conhecer os quatro tipos de amor que existem, e que, de alguma forma, fazem parte da nossa vida.

     1. Amor EROS: Este é o tipo de amor que sentimos pelo sexo oposto, este amor é um pouco egoísta, as vezes, e até extremo. Veja na Bíblia em Cantares cap.1, 2 e 3.

     2. Amor PHILEO: Este é o amor que existe entre amigos, também na maioria das vezes, é egoísta (como exemplo, a pessoa que tem muito dinheiro e posição, e está sempre rodeada de amigos, mas quando perde tudo, as amizades o abandonam). Confira esse exemplo na Bíblia em Provérbios 19:4.

     3. Amor STORGE: Este é o tipo de amor entre pais e filhos, lindo e maravilhoso, porém restrito a uma dedicação mútua (como exemplo, podemos citar uma criança no trilho e um trem vindo em sua direção, muitas pessoas viram, mas só uma pulou na frente do trem para salvá-lo, este foi o seu pai). Os pais, na sua maioria, têm coragem de dar até a sua própria vida pelo seu filho, mas não tem coragem de dar pelo filho do seu vizinho. Veja esta passagem em Mateus 7:9-11.

    4. Amor AGAPE: Este é diferente de todos os outros, pois se trata do amor de Deus, este é incondicional, veja em João 3:16; é o amor de Deus demonstrado na pessoa do Senhor Jesus Cristo, confira em Romanos 5:8; o amor de Deus é misericordioso para com todos os seres humanos não havendo acepção de pessoas, veja em Mateus 11:28. Também não leva em conta qualquer que seja o pecado, veja Isaías 1:18. Dá o Seu amor gratuitamente à todos, veja Romanos 3:24 e Apocalipse 22:17. Por isso, nos diz o apóstolo Paulo em II Coríntios 8:9 e Efésios 2:4.

 Vejamos mais um pouco do amor de Deus demonstrado pelo Senhor Jesus, relatado nas Escrituras Sagradas:

Filipenses 2:5-7, onde relata que Ele deixou sua glória para ser igual a nós. 
Mateus 8:2-3, Jesus toca o enfermo para curá-lo e mais uma vez mostra o seu amor não tendo receio de tocá-lo.
Mateus 9:10-13, Jesus junto aos pecadores, mostra ao mundo que Ele veio para os necessitados.
Isaías 53:4-5, Ele se pôs em nosso lugar para nos dar paz e vida eterna.
II Coríntios 5:14, Morreu em nosso lugar.
Miquéias 7:18, Não há Deus semelhante em amor.

Jesus te ama e te espera de braços abertos.
Não despreze o convite que Ele mesmo fez em Mateus 11:28:
"Vinde a Mim, todos que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei."